domingo, 12 de setembro de 2010

Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa


Classificado como Património Mundial desde 1998, as gravuras rupestres do Vale do Côa foram provavelmente datadas do Paleolítico Superior e constituem o mais antigo registo de gravuras em todo o mundo.

Centro Histórico do Porto


Classificado como Património Mundial desde 1996, o Centro Histórico do Porto é um exemplo de tecido urbano medieval, que se manteve praticamente inalterado ao longo dos tempos.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Paisagem Cultural de Sintra


Classificada como Património Mundial desde 1995. Sintra tornou-se, no século XIX, um dos focos do romantismo europeu, como comprovam monumentos como o Palácio da Pena ou a Quinta da Regaleira.

Mosteiro de Alcobaça


É património mundial desde 1989. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. Como pontos de destaque pode referir-se a fachada barroca e os túmulos de D. Pedro e de D. Inês de Castro.

Centro Histórico de Évora



Classificada como Património Mundial desde 1986. Évora já era habitada no tempo dos Romanos, mas só no século XV conheceu a sua idade de ouro, ao ser residência dos reis de Portugal. É deste período que datam a maior parte dos monumentos. Os principais monumentos são o Templo Romano, a Praça do Giraldo, a Sé Catedral e a Capela dos Ossos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Convento de Cristo


Localizado na cidade de Tomar, é Património Mundial desde 1983. Foi fundado em 1162 por D. Gualdim Pais e aqui foi a sede da Ordem de Cristo. Uma das suas características mais famosas é a janela manuelina do Capítulo do Convento.

Mosteiro da Batalha


Localizado na Batalha (distrito de Leiria), é Património Mundial desde 1983. É classificado como uma das obras-primas do génio criativo humano pela UNESCO e enquadra-se no estilo gótico. Foi mandado construir por D. João como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na batalha de Aljubarrota.

Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos



Dois monumentos localizados em Lisboa, classificados como Património Mundial pela UNESCO desde 1983. Ambos em estilo manuelino, formam um conjunto monumental de beleza extrema. Foram construídos aquando dos Descobrimentos Marítimos portugueses.

Centro Histórico de Angra do Heroísmo


Localizado na Ilha Terceira, nos Açores, este conjunto está declarado como Património Mundial pela UNESCO desde 1983. Foi um porto de escala obrigatório desde o século XV até ao século XIX. As fortificações de São Sebastião e de São João Baptista são excelentes exemplares de arquitectura militar.

Património Mundial

A UNESCO já classificou 13 locais portugueses como Património Mundial da Humanidade. Vamos, nas próximas mensagens, dar-lhe a conhecer cada um dos sítios, com mais pormenor, enriquecidos com imagens.

Tudo começa por algum lado...

Vivemos num país lindo, mas por vezes não damos conta disso. É por isso que existe este blog. Venha viajar, se bem que virtualmente, por todo o nosso país, conhecer as riquezas, tanto patrimoniais como paisagísticas, que por este país existem e, sobretudo, venha conhecer O MELHOR DE PORTUGAL!